13 de jan. de 2012

A podre democracia dos ricos contra a luta dos moradores do pinheirinhos


Após 8 anos de muita luta por um direito elementar que é a moradia,  mesmo parecendo que o terreno iria para mãos dos moradores do  pinheirinhos, Eduardo Cury prefeito de São José dos Campos chamou a reintegração de posse contra os Moradores deixando a entender que haverá um banho de sangue contra quem estiver lá.  Os moradores do pinheirinhos ocuparam um terreno de uma empresa declarada falida, porém a mando de um empresário para construir um condômino de luxo o prefeito e a justiça irão obrigar os moradores da onde moram através da bala de uma das policia mais assassinas do mundo de acordo com a própria ONU.

Esta ação demonstra tão podre é a democracia dos ricos. Podridão está que Eduardo Cury do PSDB  já esta mais do que habituado, pois é este mesmo prefeito que sucateia o ensino publico de São José dos Campos, mantém acordos com diversas empresas terceirizadas, expulsa moradores para a construção de um novo Carrefur e agora quer de qualquer maneira expulsar os moradores do Pinheirinhos para a construção de um condomínio de luxo. A democracia dos ricos, onde que os grandes capitalistas fazem grandes negociatas ás escondidas  com o Estado que só administra seus interesses. Para a democracia dos Ricos esta negociata equivale a muito mais do que um direito elementar, a questão da moradia.

É importante lembrar que quem está atrás da reintegração de posse é ninguém menos do Nair Nahas, empresário corrupto preso em 2008 na operação Satiagraha. Este terreno onde que estão morando os moradores do Pinheirinhos é considerado que não existe nenhuma função social dentro dele e a mais de 30 anos a própria prefeitura não recolhia nenhum imposto desta região.
‘’Desenvolvimento e orgulho da nação?’’ ou uma cidade largada na pobreza e miséria onde a população pobre  que não possui nem seus  direitos elementares

São José dos Campos é considerada pela burguesia paulistana, uma cidade ‘’desenvolvida’’ com ‘’alta tecnologia de ponta’’ onde tem empresas como ‘’Embraer’’ orgulho da ‘’nação’’ que faz o ‘’Brasil ir para frente’’.  Porém esse discurso nefasto, se materializa nas escolas publicas com condições super precárias onde maioria de quadros de funcionários são terceirizados,  hospitais públicos em péssima condição de atendimento, intensificação do trabalho em obras publicas, trabalho precário nas grandes empresas que estão  em São José  e em contraposição a uma ínfima minoria de capitalistas que estão diretamente ou indiretamente ligados a prefeitura  (na qual Eduardo Cury se encontra neste meio)  que lucram através desta miséria que em São José dos Campos é extremamente gritante.  Esta mesma cidade ‘’desenvolvida’’, que não possui direitos elementares como Educação, Saúde e muito menos a questão da moradia. 

Além da política de sucateamento da Educação e da Saúde, São José dos Campos a cidade do ‘’desenvolvimento’’ é também a cidade do trabalho precário desde do setor publico onde existe empresas terceirizadas ligada ao próprio prefeito e dentro do setor privado onde que se encontram um numero considerado de trabalho terceirizado.  No final das contas a ‘’cidade que cresce a cada dia’’ é a cidade onde que a burguesia obtém grandes taxas de lucros com a super exploração (refletindo o porque que a ‘’Embraer é a maior empresa de aeronaves do mundo) e a retirada de direitos elementares como a Educação e a Saúde.
A Culpa é do PSDB ‘’com a cidade que cresce cada vez mais’’ e do PT ‘’com o Brasil Potência’’.

O governo Federal com a sua falsidade declara apoio a ocupação e diz que se depender do ministério publico tal área já seria dos moradores, pois terá eleições em 2012 para prefeitura onde existe uma polarização entre o PT e o PSDB porém como demonstra a própria realidade existem dois  mesmos ‘’projeto’’ .  Um ‘’projeto de país’’ quem está a frente é o PT, onde que ‘’o Brasil Potência’’ que passou o PIB da Inglaterra é sustentado por trabalho precário e fortes contradições refletindo em Jirau, onde que os trabalhadores da construção tem que morar em moradias extremamente precárias e sem nenhuma mínima condição material.  São os setores de trabalhadores mais empobrecido que se contrapõe a frase de Lula onde que  ‘’os ricos terem ficado cada vez mais ricos’’ que estão em postos de trabalhos precários e não tem o elementar a moradia. Por contrapartida temos São José dos Campos, ‘’a cidade que cresce cada vez mais ‘’ onde é sucateado a educação, a saúde e setores que os trabalhadores e o povo pobre utilizam e a precarízação e a intensificação do trabalho para assim a burguesia conseguir altas taxas de lucro ou seja é a velha política neoliberal.

A podre democracia dos ricos é degradada e tem resquícios da ditadura militar !

Esta mesma democracia dos ricos, carrega dentro dela fortes contradições e um cenário onde que a burguesia tenta ter taxas de lucros cada vez maiores , faz com que o Estado burguês ter respostas cada vez mais repressivas para deter justamente aqueles que são os setores mais precarízados da sociedade.  Como já não bastasse, ainda temos fortes resquícios da ditadura militar por conta da anistia ampla, geral e irrestrita que anistiou aqueles que estavam envolvido com a ditadura militar.  A policia militar chamada pelo Cury para ir  ao pinheirinhos para reintegração de posse favorecendo o empresário corrupto, é exatamente resquício desta época 

Um comentário:

  1. Guilherme, cheguei ao seu texto através de postagens do face. Quanto ao mérito, sem discussões. É isso mesmo. Meu total apoio. Quero alertá-lo, porém, com todo respeito, à escrita.Digo para fortalecer seu próprio discurso, que é bom, mas mal escrito, com erros diversos na construção das frases (o que deixa o sentido delas bastante prejudicado). Há que se atentar para a estrutura, emprego de pontuação, uso de determinados vocábulos, como "desde", além das vírgulas. Não é um "detalhe", não é preciosismo de minha parte. Talvez tenha sido escrito no calor da emoção e tenha faltado revisão. Digo no sentido de ajudar a fortalecer seu próprio discurso, com toda humildade. Quanto ao mérito, estamos juntos na mesma luta. Grande abraço.

    ResponderExcluir