14 de jul. de 2012

A organização desde as bases dos professores e os principais problemas da educação


Os trabalhadores no momento de acirramento da luta de classes, se organizam desde as bases para poder dar respostas ao principais momentos da luta de classes. Para além mesmo que de inicio estes organismos de base disputam com os órgãos da burguesia, os trabalhadores começam a decidir os rumos da sociedade.  De inicio, através da luta de classes tais órgãos impõe a burguesia este controle, mas tal disputa com os órgãos da burguesia não podem durar para sempre, levando a necessidade do proletariado tomar o poder e expropriar a burguesia abolindo a sociedade dividida em classe e através destes órgãos controlando os meios de produção.

Ao contrario do Stalinismo, que através das suas politicas de giros criava Soviet em 24 horas tais órgãos não brotam na terra. É mais do que necessário que os trabalhadores aprendam a guiar os destino na suas mãos, qual vai ser os rumos de suas lutas. Para isso é necessário preparar os trabalhadores, através da lutas cotidianas que ele terá que enfrentar ensinando a auto – organização para que no momento decisivo possam conseguir dar resposta ao seu desafio histórico de transformação radical da sociedade.

Os trabalhadores são aqueles que produzem, porém estes são alienados dos meios de produção que pertence a burguesia. Como a burguesia é dona dos meios de produção, tudo que é produzido visa somente o seu lucro. Uma vez os trabalhadores controlando os meios de produção através dos sovíets, colocam a produção para os interesses da sociedade e não para os interesses de um pequeno grupo que só visa o seu lucro.

Quando se diz respeito a questão da alienação, os professores também estão incluso. Através de cartilhas e o fato ter que repetir as aulas durante o dia, os professores são privados do seu verdadeiro conhecimento e o que podem contribuir de fato.  Escola sempre estará a serviço dos meios de produção e como no atual determinado período histórico em que vivemos este pertence a burguesia portanto a escola está nada mais do que a serviço de servir mão de obra para a burguesia.  Por sua vez, os alunos é visto como seres que tem que abaixar a cabeça e escutar o que o professor está reproduzindo na cartilha e isto faz com que é ensinado, assim como a escola seja alheio as questões concretas dos Estudantes.

A discussão do Soviets é fundamental para entender como dar uma resposta para a questão do ensino e todos os seus problemas. Pois implica o fato dos estudantes em conjunto com os professores decidirem o que vai fazer ensinado tirando esta decisão na mão de meia dúzia de burocratas. Para além disso, coloca como tarefa principal pensar o que é ensinado na escola  a serviço dos interesses reais dos trabalhadores e os demais setores oprimidos da sociedade.

Um comentário:

  1. E São Paulo quer instaurar a avaliação docente, com olheiros tutores, que vão avaliar a performance docente, em estágio probatório. Quanto autoritarismo, em nome da busca da qualidade da Educação e do Ensino. E o modelo vem de Harvard. Ora, chega de piteco norte americano em nossa vida!Somos capazes de avaliar nosso trabalho. Mas o que querem é controlar o professor, em vez de remunerá-lo dignamente.

    ResponderExcluir